Como se organizar para estudar para concursos

Você já deve saber que estudar para um concurso, seja qual for não é uma tarefa das mais simples, é verdade. Especialmente para quem ainda nunca teve experiências anteriores quanto aos concursos dos últimos anos, por exemplo. No entanto, existem algumas dicas práticas para que você consiga se organizar melhor para que realize um excelente concurso de forma a conseguir os objetivos. Confira!

CRIE UMA ROTINA SAUDÁVEL DE ESTUDOS

Delimite muito bem os horários para que você possa estudar todos os dias. O ideal é também realziar um quadro com todas as tarefas da semana e crie uma rotina diária que seja saudável. Tenha hora certa para acordar, comer e dormir.

CRIE UM PLANO DE ESTUDOS

Estudar em vão sem se organizar, é um erro muito comum entre os concurseiros iniciantes. Crie um roteiro bem definido, determinando quais são os assuntos que você precisa estudar, como você vai estudar cada um deles e o tempo que será dedicado para cada disciplina. Outro erro fatal é dedicar tempo demais aos assuntos de que você gosta e deixar de lado outros que exigem mais de você, que são igualmente importantes para a prova.

 

TENHA MOMENTOS DE LAZER / ENTRETENIMENTO

Não tenha dúvidas, para que sua mente esteja boa no dia real da prova, você precisa ter uma excelente alimentação, boas horas de sono e boas horas de lazer, respectivamente. Isso ajudará a manter o seu equilíbrio físico, mental e principalmente o equilíbrio emocional, que é essencial para quem estuda para um concurso público, por exemplo. Afinal de contas, você não quer ter o famoso branco ou passar mal após todo o esforço ao longo do ano, não é mesmo?

CONSULTE OS EDITAIS ANTERIORES

Normalmente, o edital costuma chegar 90 dias antes da prova oficial, mas você não precisa esperar para estudar esse período especificamente apenas quando estiver com ele em mãos. Para acelerar o processo, é aconselhável você utilizar editais de provas anteriores dos últimos anos já realizadas como referência.

REALIZE PAUSAS PARA MELHORAR SEU FOCO

É muito importante você estudar isso é fato. Porém, estudar demasiadamente não é o ideal nem mesmo produtivo. Não é possível manter o foco depois de horas sentado lendo e realizando inúmeros exercícios. Caso você tenha percebido que o seu corpo já está cansado e que a sua atenção não é mais a mesma, faça uma breve pausa de alguns minutos para dar um descanso ao seu cérebro.

 

Não deixe de ler também esses outros artigos aqui do blog:

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *